Este é um dos "blogs" da Casa Comum das Tertúlias. Estão todos convidados a enviar textos ou notícias de actividades para o "blog". O nosso "blog" não pretende ser usado para difamar ninguém, nem para fomentar o boato. Para isso, há muitos outros que podem servir esses intentos. Em tempos de Censura, aqui estamos para exterminá-la e dar combate aos novos inquisidores.

quinta-feira, outubro 25, 2007

ampliação da classificação do Paço Episcopal de Castelo Branco, classificado como Monumento Nacional


Publicado no jornal semanário de Castelo Branco “Reconquista”, de 4 de Outubro de 2007, na pág. 13, um edital de que citamos estes excertos e o mapa que o ilustra:

Do Edital:
Município de Castelo Branco
Edital n.º 153/2007


“ (…) por despacho da Ex.mª Sr.ª Vice-Presidente do IPPAR, de 01 de Junho de 2006, foi determinada a abertura do procedimento relativo à eventual ampliação da classificação do Paço Episcopal de Castelo Branco, classificado como Monumento Nacional, DE MODO A INCLUIR OS JARDINS, A HORTA E O BOSQUE DOS LOUREIROS, ACTUAL PARQUE DA CIDADE (…)”

“Convidam-se, assim, os interessados, a apresentar quaisquer reclamações, no prazo de TRINTA DIAS, que tenham por objecto a ilegalidade ou inutilidade da constituição ou alteração da servidão ou a sua excessiva amplitude ou onerosidade.”

Assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Sr. Joaquim Morão, a fundamentação da abertura do processo está à consulta nas instalações da Direcção Regional de Castelo Branco do IPPAR.
Nota:
Vimos o mapa e lemos o edital e há algo que não bate certo...
Alguém nos dá uma ajudinha?

Etiquetas: , , ,

terça-feira, outubro 16, 2007

Ponte de origem romana reparada com cimento [manchete do Diário XXI]*


Ainda o atentado ao património.
Porque o assunto não pode morrer...
Afinal havia um jornal onde os jornalistas se importam com o património!
Há por aí algumas bibliotecas da Beira Baixa que não recebem este jornal... dizem que ninguém o lê!! Não convém??

* Luís Norberto Lourenço

Etiquetas: , , ,

domingo, outubro 14, 2007

Diário XXI destaca notícia sobre ponte romana de segura

Vejam a edição de hoje, a notícia é capa de jornal, transcrevo aqui toda a notícia:
http://www.diarioxxi.com

"Uso de cimento nos pilares desagrada a José Afonso
Instituto do Património diz que intervenção na Ponte de Segura é “gravosa”
Segunda-Feira, 15 de Outubro de 2007
Apesar da opinião desfavorável, o responsável distrital do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico nada pode fazer, uma vez que a ponte romana não está sob a alçada do organismo. O autarca local apoia a intervenção

Francisco Cardona
O presidente da Junta de Freguesia de Segura, no concelho de Idanha-a-Nova, defende a intervenção feita pelo Instituto de Estradas de Portugal (IEP) na ponte romana, que liga Portugal e Espanha, com a colocação de cimento nos pilares para reforçar a estrutura que apresentava fissuras. “Está muito bem assim”, disse José Pinheiro ao Diário XXI, defendendo a intervenção do IEP realizada em Agosto deste ano.
“A Junta está de acordo com o que está feito”, reforçou o autarca, explicando que o cimento é visível um metro acima do nível da água, mas irá ficar submerso. “A cem metros da ponte vai ser construído um açude e o cimento deixará de se ver”, afirmou José Pinheiro, apontando o dedo “aos curiosos” que denunciaram a existência de cimento na Ponte Internacional de Segura. “Os curiosos que não fazem nada querem prejudicar o que os outros fazem”, criticou o autarca, adiantando que a empreitada foi realizada pela empresa H-Tecnic, na sequência do concurso público de reabilitação e reforço estrutural da Ponte Internacional de Segura sobre o rio Erges. O caso foi denunciado através de correio electrónico enviado à redacções de vários órgãos de comunicação social, classificando o acto como “um atentado” ao património cultural ibérico.

“MONUMENTO NÃO ESTÁ CLASSIFICADO”
Contactado pelo Diário XXI, o director regional do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico (IGESPAR), José Afonso, considerou “gravosa” a intervenção, mas lembrou que a instituição que dirige não tem competência para impedir os trabalhos. “A Ponte Internacional de Segura está sob a alçada do Instituto de Estradas de Portugal e da congénere espanhola”, disse o responsável, que acrescenta: “A ponte não está classificada, não obstante de ser uma construção romana”. “O processo de classificação é muito, muito complicado por envolver dois países”, explicou.
José Afonso promete levar o caso às instâncias superiores do IGESPAR. “Vou levar o caso à direcção do IGESPAR, mas tenho a consciência de que pouco poderemos fazer, visto que o monumento não está classificado”, concluiu.

Tabuleiro reconstruído em 1817
A versão actual da Ponte de Segura data do século XIX. Em 1817, o tabuleiro da ponte foi arrastado pelas águas, tendo-se procedido, no mesmo ano, à construção de um novo tabuleiro que assenta em alicerces romanos agora cimentados. A ponte tem cinco arcos em perfeito estado de conservação, 15 metros de altura, 92 metros de comprimento e 5,80 metros de largura."

Qual a sua opinião sobre a notícia?
Não percam a edição de "Tertuliando - Fanzine da Casa Comum das Tertúlias". Esta semana a circular.

Boa semana.

Luís Norberto Lourenço

P.S.
Tiveram de ser os blogs a despoletar a questão...

Etiquetas: , , , ,

quinta-feira, outubro 11, 2007

O Império do Silêncio... ainda a ponte romana de Segura (Portugal)

O caso do "atentado" à ponte romana de Segura, ponte internacional. O caso foi despoletado pela Associação de Amigos da Via da Prata (Zamora) e noticiada no "Hoy - Diário de Extremadura"... é assim: há jornalistas com "eles" no sítio, há jornalistas profissionais, há jornalistas que não estão à venda, nem se vendem à ditadura da publicidade e há os outros!
A obra foi paga com dinheiros públicos! (vejam as ligações)
Cobertura noticiosa do pela imprensa com sede no Distrito de Castelo Branco, Povo da Beira, Gazeta do Interior, Reconquista, Jornal do Fundão, não vimos ainda o Diário XXI, o Notícias da Covilhã...:
0
O caso:
Voltaremos ao assunto...
Enquanto isso alguns podem continuar a passear o cão e inventar patrimónios, em vez de cuidar daquele que existe! A História dirá o que se perdeu, quem se bateu por ele, quem eram os "chefes" políticos do tempo que não zelaram pelo património e os nomeados por eles para estarem calados.

Etiquetas: , , , , , ,

terça-feira, outubro 09, 2007

Em jeito de tertúlia!!!

Notícia publicada na última edição do jornal semanário "Reconquista" (http://www.reconquista.pt/, ver edição de 04/10/2007), onde se anunciam uns colóquios... em jeito de tertúlia (apesar de ser uma notícia breve isto é repetido!!).
"Complexo tertuliano"? Preconceito anti-tertuliano? Se é pela Casa Comum das Tertúlias que não chamam aos colóquios, "tertúlias", estejam os organizadores e os patrocinadores decansados que nós não reservámos para nós o exclusivo tertuliano...

Etiquetas:

quinta-feira, outubro 04, 2007

JORNADA TERTULIANA HISPANO-PORTUGUESA

20 DE OUTUBRO DE 2007
JORNADA TERTULIANA HISPANO-PORTUGUESA

PROGRAMA:

11,30 h - Visita guiada pela cidade de Salamanca
13,00 h – Recepção na Cámara de Comercio de Salamanca (Plaza de los Sexmeros, 2)

17,00 h – Hotel Rona Dalba (Plaza de San Juan Bautista, 12)
Tertúlia de homenagem a Miguel Torga

Augusto Pimenta, Cônsul de Portugal em Salamanca, inaugurará a Jornada
· Apresentação de fanzine “Cadernos Ultra-Periféricos” (n.º 8)

Participam: Vasco Câmara Pestana (editor), Carlos Batista (poeta), Lopes Marcelo (poeta), Pedro Salvado (investigador), Luis Frayle Delgado (ensaista) e José María Sánchez Terrones (rapsoda)

Apresentado por:
Luís Norberto Lourenço (Fundador da Casa Comum das Tertúlias)
Luis Gutiérrez Barrio (Presidente de La Tertulia Rona Dalba)

19,30 h – Ateneo de Salamanca (C/ Zamora, 64)
· Inauguração da exposição de pintura de Gabriela Simões
“Mulheres da Beira: Resistências de granito e doçura de mel e rosmaninho”
De 20 de Outubro a 14 de Novembro de 2007

20,30 h – Salón de Actos do Ateneo de Salamanca
· Concerto do “Quarteto Aeminium” (Fados de Coimbra e baladas de José Afonso)
Ver: http://quartetoaeminium.com.sapo.pt/
· Leitura de poemas de Miguel Torga por María Ángeles Guerrero
ENTRADA LIVRE
22,15 h – Jantar de confraternização na Hospedería Fonseca

Organização:
Tertulia Rona Dalba
Luís Gutiérrez Barrio (Org.)
Sítio:
http://mitertulia.com
E-mail:
luguba@ono.com
Casa Comum das Tertúlias
Luís Norberto Lourenço (Org.)
Blog:
http://casacomumdastertulias.blogspot.com
E-mail: luis.lourenco@portugalmail.pt
Ateneo de Salamanca
http://www.nodo50.org/ateneosalamanca

Apoio:
Câmara Municipal de Castelo Branco
Junta de Freguesia de Castelo Branco
Cámara de Comercio de Salamanca
Hotel Rona Dalba
Caja Duero

Etiquetas: , , , , , , , , ,