Este é um dos "blogs" da Casa Comum das Tertúlias. Estão todos convidados a enviar textos ou notícias de actividades para o "blog". O nosso "blog" não pretende ser usado para difamar ninguém, nem para fomentar o boato. Para isso, há muitos outros que podem servir esses intentos. Em tempos de Censura, aqui estamos para exterminá-la e dar combate aos novos inquisidores.

quarta-feira, novembro 24, 2004

A nossa actualidade...

  1. Novamente a questão do ABORTO e novas divisões na maioria (PSD/PP) governamantal: o PSD quer dialogar, quer mudar a lei; o PP, não. Na verdade a posição mais uma vez assumida pelos dois partidos, resume-se em três palavras: hipocrisia (porque se quisessem mudar a lei mudavam, afinal não são poder?) e cobardia (refém dum partido menor) do PSD; e coerência (não concordando com este partido, pelo menos nesta matéria é consequente com o que defende) do PP. Concluindo, tudo terá de ficar como está, para que continue a coligação, por mais que esteja demonstrado que sociais-democratas e populares não se suportam durante muito tempo (como aqueles namorados que só estão felizes separados...).
  2. Porque continuam a assassinar as nossas crianças? Raramente passa uma semana sem que surja uma notícia em Portugal (e noutros países) sobre uma criança abandonada (ainda com vida ou morta): num caixote do lixo, numa qualquer casa-de-banho... Rara a semana em que uma criança é vendida, raptada, violada ou maltratada... Quantos casos de criãnças subnutridas por incúria!? Quantos de nós pensamos que muitos: "pais" e "mães", não deviam poder exercer a paternidade (e maternidade) , quanto mais ter filhos, por manifesta falta de condições: económicas, psicológicas...
  3. A maioria que nos (des)governa: aumento do desemprego, criminalidade (preocupação tão cara aos governos de direita) impune, tráfico de seres humanos (e imigração clandestina), desenvestimento cultural, desorganização do ensino, alcoolismo, insucesso escolar!? Nada disto preocupa o governo português, só o facto de a sua mensagem não passar e por isso necessitar de quem diga que está a trabalhar e de não ser criticado, daí se calar os críticos e de passar a vida a criticar quem o critica.
  4. A questão de Canas de Senhorim: Temos um movimento político (criminoso?) liderado por um incendiário político. Porque não está este senhor preso?
  5. Querem matar a nossa democracia na escola. Uma última questão (inquietante para quem se preocupa com a Cidadania) para reflexão para reflexão: Na passada semana, decorreram eleições para a Associação de Estudantes da escola onde exerço a docência. Sendo um docente preocupado com a promoção da CIDADANIA, resolvi promover o debate (com as minhas cinco turmas) sobre as eleições em geral e sobre aquelas em particular, i. é, falando que perante uma eleição se pode: votar ou não (e quais as implicações dessa escolha), depois, que votando se pode, ainda: votar em branco, votar nulo ou votar numa das listas candidatas (no caso em concreto eram quatro), explicando o que implicava cada opção, a seguir referi que se pode votar pela negativa (na lista menos má ou contra uma lista de quem não se gosta nada) ou pela positiva (votar na melhor) , referi a seguir, que importa estarmos esclarecidos perante uma eleição (o que defende cada lista e se o que defende é viável, sendo que quem as integra as pode concretizar), caso contrário, haver uma lista única ou várias é irrelevante (já que não conhecemos as várias propostas) . A propósito daquelas eleições (numa E. B. 2, 3) em concreto devo contar três factos graves (sobre os quais actuei de imediato): a) os alunos (turmas do 5.º e do 6.º) referiram que foram ameaçados para votarem em algumas listas; b) os mesmos disseram que uma lista oferecia pastilhas a quem votasse nela; c) por último, um dos alunos disse que foi impedido de votar (alguém votara por ele!!! fiquei, literalmente, aturdido), possível porque não pediam o cartão de estudante aos alunos, depois da aula acompanhei o aluno à mesa de voto para que pudesse exercer (o que aconteceu) o direito de votar.

Luís Norberto Lourenço

(Licenciado em História; Professor)

Seia, 24 de Novembro de 2004

2 Comments:

Blogger Luís Norberto Lourenço said...

Este artigo saiu (parcialmente) no "Diáro XXI" de 26/11/2004.

Luís Norberto Lourenço

8:39 da manhã

 
Blogger Luís Norberto Lourenço said...

Este artigo foi publicado integralmente no "Diário Regional de Viseu", em 29/11/2004.

5:29 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home