Este é um dos "blogs" da Casa Comum das Tertúlias. Estão todos convidados a enviar textos ou notícias de actividades para o "blog". O nosso "blog" não pretende ser usado para difamar ninguém, nem para fomentar o boato. Para isso, há muitos outros que podem servir esses intentos. Em tempos de Censura, aqui estamos para exterminá-la e dar combate aos novos inquisidores.

terça-feira, novembro 23, 2004

Notícia, sobre a próxima tertúlia, publicada no "Porta da Estrela"


SECÇÃO: Local

Casa Comum das Tertúlias discute Laicismo em Seia

A “Casa Comum das Tertúlias” (CCT) vai organizar em Dezembro, na cidade de Seia, uma tertúlia sobre Laicismo. O encontro está marcado para o dia 6, às 21h30 no Espaço Internet e terá como orador principal Nuno Alexandre Barbosa. Professor de Filosofia no Ensino Secundário, Nuno Barbosa nasceu em Coimbra em 1977.
O encontro em Seia - jovem cidade serrana, pouco populosa, mas bastante rica em equipamentos culturais - trata-se da 114ª iniciativa da Casa Comum das Tertúlias, que regressa à Beira Alta depois dos encontros já realizados em Vila Nova de Paiva, Sátão e Mangualde, no Distrito de Viseu e do Sabugal, no Distrito da Guarda.
O que é o Laicismo? Quais as origens dos ideais laicistas? O que é um Estado Laico? Portugal é um Estado Laico, apesar da Concordata? O que é um Estado Teocrático ou Confessional? São algumas das questões que irão ser discutidas no encontro.
A CCT refere que «muitos confundem Laicismo com ateísmo, agnosticismo, secularização e anti-clericalismo. Nada mais errado!». Sublinha que «a defesa do Estado Laico tem como base a Liberdade e a Tolerância religiosa, assim como, a igualdade entre as várias religiões, a separação entre estas e o Estado, o facto de não haver, imperativamente, uma religião oficial, mesmo que uma delas seja largamente maioritária».
Asim sendo, a liberdade religiosa, a tolerância e o laicismo irão estar em cima da mesa nesta tertúlia. Assim como, o ensino da religião nas escolas públicas.
A Casa Comum das Tertúlias, com sede em Penamacor, é um espaço democrático, plural, de cidadania, de reflexão e intervenção: cultural, social e política, a semear Cultura desde 5 de Outubro de 2001, em: Castelo Branco, Cidade Rodrigo, Mangualde, Marvão, Nisa, Penamacor, Portalegre, Porto, Proença-a-Nova, Sátão, Vila Nova de Paiva, Vila Velha de Ródão e Seia.

"Porta da Estrela" (Seia), 20/11/2004