Este é um dos "blogs" da Casa Comum das Tertúlias. Estão todos convidados a enviar textos ou notícias de actividades para o "blog". O nosso "blog" não pretende ser usado para difamar ninguém, nem para fomentar o boato. Para isso, há muitos outros que podem servir esses intentos. Em tempos de Censura, aqui estamos para exterminá-la e dar combate aos novos inquisidores.

segunda-feira, novembro 15, 2004

Tertúlia sobre Laicismo (programa completo)

Casa Comum das Tertúlias
Tertúlia sobre Laicismo

com o Nuno Alexandre Barbosa
(Licenciado em Filosofia; Professor de Filosofia no Ensino Secundário)

Espaço Internet de Seia
6 de Dezembro de 2004
21h 30m
Nuno Alexandre Barbosa nasceu em Coimbra em 1977, é licenciado em Filosofia, professor de Filosofia do Ensino Secundário.
John Locke (filósofo inglês do séc. XVII) advoga a tolerância e é adversário de todo o dogmatismo intransigente.
Na Carta sobre a Tolerância (1666), Locke afirma:
"O Estado é o domínio da justiça; os príncipes e os magistrados civis têm por missão fazê-la reinar e preservá-la; não têm que intervir na vida religiosa. (…) A Igreja é uma sociedade livre na qual se entra voluntariamente; por conseguinte, nenhum homem devia ser submetido despoticamente a uma igreja particular. (…) Muitas vezes é útil que haja um chefe numa Igreja; mas são os membros dessa Igreja que devem elegê-lo. (…) A liberdade religiosa é primeiramente liberdade das formas exteriores de culto; cada Igreja pode usar das suas próprias formas; mas não pode obrigar um dos seus membros a submeter-se a práticas que recusaria; cada um pode pois recusar-se a assistir ao culto. A liberdade de professar doutrinas particulares é igualmente ampla, e o magistrado civil não tem que se inteirar delas. (…) Não basta chamar a uma Igreja ou a um homem heréticos para se ter o direito de os obrigar pela força. Há mais de uma estrada para ir ao céu, cada um pode escolher a sua desde que respeite a paz pública. (…) Há seguramente outras religiões para além do cristianismo; são-lhes aplicáveis as mesmas regras; não há religião de Estado" e Locke denúncia as religiões que dependem, directa ou indirectamente, do magistrado público.
A 114.ª iniciativa da Casa Comum das Tertúlias (CCT).
O regresso à Beira Alta. Depois de Vila Nova de Paiva, Sátão e Mangualde, no Distrito de Viseu e do Sabugal, no Distrito da Guarda, “atacamos” em Seia, jovem cidade serrana, pouco populosa, mas bastante rica em equipamentos culturais.
O que é o Laicismo? Quais as origens dos ideais laicistas? O que é um Estado Laico? Portugal é um Estado Laico… apesar da Concordata? O que é um Estado Teocrático ou Confessional?
Muitos confundem Laicismo com: Ateísmo, Agnosticismo, secularização e anti-clericalismo. Nada mais errado!
A defesa do Estado Laico tem como base: a Liberdade e a Tolerância religiosa, assim como, a igualdade entre as várias religiões, a separação entre estas e o Estado, o facto de não haver, imperativamente, uma religião oficial, mesmo que uma delas seja largamente maioritária.
A liberdade religiosa, a tolerância e o laicismo irão estar em cima da mesa nesta tertúlia. Assim como, o ensino da religião nas escolas públicas. A Casa Comum das Tertúlias, com sede em Penamacor, é um espaço democrático, plural, de Cidadania, de reflexão e intervenção: cultural, social e política, a semear Cultura desde 5 de Outubro de 2001, em: Castelo Branco, Cidade Rodrigo, Mangualde, Marvão, Nisa, Penamacor, Portalegre, Porto, Proença-a-Nova, Sátão, V. N. de Paiva, V. V. de Ródão, Seia…
Organização
Casa Comum das Tertúlias / Luís Norberto Lourenço
Lg. D.ª Bárbara Tavares da Silva, n.º 11, 6090-509 Penamacor

Etiquetas: , , , , ,