Este é um dos "blogs" da Casa Comum das Tertúlias. Estão todos convidados a enviar textos ou notícias de actividades para o "blog". O nosso "blog" não pretende ser usado para difamar ninguém, nem para fomentar o boato. Para isso, há muitos outros que podem servir esses intentos. Em tempos de Censura, aqui estamos para exterminá-la e dar combate aos novos inquisidores.

quarta-feira, janeiro 12, 2005

Para ler na Casa Comum das Tertúlias

Algumas das publicações que pode ler na sede da Casa Comum das Tertúlias, relativamente ao ensino/educação:
  • Jornal escolar "Baril" (Seia)
  • Jornal "Sumário" (Castelo Branco)
  • Jornal escolar "Malhadinhas" (Vila Nova de Paiva)
  • Jornal escolar "O Estudante" (Penamacor)
  • Revista "RCI" (Região Centro Informação)
  • Revista "Intervir"
  • Jornal da Fenprof
  • Jornal "Ensino Magazine" (Castelo Branco)
  • JUP (Jornal Universitário do Porto)
  • Boletim da A.P.H. (Associação dos Professores de História)

Enquanto alguns prometem projectos e obras, enquantos alguns andam à caça ao subsídio (e vivem "só" dele), nós apresentamos trabalho: divulgamos a Cultura e defendemos, praticando (não a retórica), a Democracia.

Como já afirmamos, deixamos a arte de bem prometer e nada fazer, para aqueles que em vez de apostar no desenvolvimento e progresso: dos seus municípios, das suas regiões e paises, gastam (o nosso) dinheiro, tempo e energias "a tirar da cartola" novas cidades (ex: Mêda, Sabugal e Trancoso, que nem grandes vilas são), o que só pode ser possível num país surrealista como o nosso. A falta de ideias e projectos dá nisto: Viveis sem muitos serviços (fecham-se os que existem), com um comércio a definhar, quase sem indústria, sem escolas e fechando as que existem, a vossa mentalidade e vivência é rural, a vossa população nem aos 4 mil habitantes chega, quanto mais aos 10 mil? Não há problema. Agora, a vossa (antiga) pequena vila, é uma nova cidade(zita). É mais fácil dar o título de cidade a uma vila, do que pugnar para que o seja de facto...

A Casa Comum das Tertúlias, com sede em Penamacor, é um espaço democrático, plural, de Cidadania, de reflexão e intervenção: cultural, social e política, a semear Cultura desde 5 de Outubro de 2001, em: Castelo Branco, Cidade Rodrigo, Mangualde, Marvão, Nisa, Penamacor, Portalegre, Porto, Proença-a-Nova, Sátão, Vila Nova de Paiva, Vila Velha de Ródão, Seia…

Luís Norberto Lourenço

Seia, 13 de Janeiro de 2005

Organização
Casa Comum das Tertúlias / Luís Norberto Lourenço

Lg. D.ª Bárbara Tavares da Silva, n.º 11

6090-509 Penamacor

E-mail: casa_comum_tertulias@portugalmail.pt

luis.lourenco@portugalmail.pt

http://casacomumdastertulias5out2001.planetaclix.pt

http://cctertulias.blogs.sapo.pt

http://casacomumdastertulias.blogspot.com

http://fanzinetertuliando.blogspot.com

http://republicalaica.blogspot.com

P.S.

Publicado, parcialmente, no "Diário Regional de Viseu", 13/1/2005

Etiquetas: