Este é um dos "blogs" da Casa Comum das Tertúlias. Estão todos convidados a enviar textos ou notícias de actividades para o "blog". O nosso "blog" não pretende ser usado para difamar ninguém, nem para fomentar o boato. Para isso, há muitos outros que podem servir esses intentos. Em tempos de Censura, aqui estamos para exterminá-la e dar combate aos novos inquisidores.

quarta-feira, março 14, 2007

A interculturalidade nos museus ou tertuliando se “adocicam as diferenças”

(Foto com vista parcial da tertúlia: as nossas convidadas, Isabel Victor em pé, à esq. Lúcia Alegrias e em frente ao projector Maria Miguel)

A Casa Comum das Tertúlias organizou a Tertúlia “A interculturalidade nos museus”, tendo como convidadas: a Dra. Isabel Victor (Socióloga, Directora do Museu do Trabalho Michel Giacometti de Setúbal, Docente do Curso de Mestrado em Museologia da Universidade Lusófona, Doutoranda em Museologia, investigadora da FCT – Fundação da Ciência e Tecnologia, membro do Centro de Estudos de Sócio-museologia da U. Lusófona), a Dra. Lúcia Alegrias (Antropóloga, Mestranda em Museologia, estagiária no MTMGS) e a Dra. Maria Miguel Cardoso (Antropóloga, trabalha no MTMGS), a estas novas tertulianas juntaram-se mais 11 participantes, “nossos” tertulianos: entre eles, a Dra. Aida Rechena (Directora do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior), o Eng.º Lopes Dias (Curador do Pólo Cargaleiro de Castelo Branco), a Dra. Maria Celeste Capelo (membro da Direcção da Sociedade de Amigos do Museus de Francisco Tavares Proença Júnior) e a Dra. Celeste Ribeiro (responsável pelo Serviço Educativo do MFTPJ). A iniciativa decorreu no Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, a 10 de Março de 2007, das 16h 15m às 18h 15m, com entrada livre e gratuita, como é hábito!

Falar das “tardes interculturais” do Museu do Trabalho, que habitualmente decorrem no último sábado de cada mês, era o objectivo da última tertúlia, de que ficam as expressões: “adocicar as diferenças” (Isabel Victor), “militância cultural e cívica”, “espírito tertuliano”, “trabalho em rede”…

Fez-se uma apresentação em PowerPoint, durante e após a qual se partilharam ideias em espírito de tertúlia sobre o tema.

Fotografias:

As fotografias que divulgaremos via correio electrónico e nos nossos “blogs” foram-nos cedidas pelas nossas convidadas do Museu do Trabalho.

Agradecimentos:

Especial agradecimento às nossas convidadas por terem aceite o nosso convite.

Um forte agradecimento à Directora do MFTPJ por ter sempre as portas abertas às nossas propostas culturais.

Renovado agradecimento, à SAMFTPJ pela ajuda que nos deram à divulgação junto dos seus associados desta nossa iniciativa.
A Dra. Isabel Victor fará chegar um texto com as conclusões sobre a iniciativa, o qual oportunamente será divulgado.


Próxima iniciativa:

Visita cultural a Lisboa e a Setúbal, com partida de Castelo Branco. A 17 de Março de 2007.

Programa:

Saída de Castelo Branco.

10h 30m – Visita à Exposição "Cartier 1899-1949. O percurso de um estilo" Museu Calouste Gulbenkian, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

13h – Almoço no Restaurante “Solnave”, no Jumbo de Setúbal (6,80€).

A partir das 15h, visita aos seguintes espaços em Setúbal:

Igreja do Convento de Jesus de Setúbal

Galeria de Pintura Quinhentista

Casa de Bocage

Casa do Corpo Santo/Museu do Barroco

Museu do Trabalho de Setúbal

Terminamos com uma visita ao Castelo/Forte de S. Filipe

E regresso a Castelo Branco.

Estão inscritos 30 participantes.

A organização é da SAMFTPJ e da CCT, no que respeita à visita a Setúbal contámos com o total apoio do Museu do Trabalho Michel Giacometti de Setúbal.


A Casa Comum das Tertúlias, fundada a 5 de Outubro de 2001, em Castelo Branco, pugna pela dinamização cultural, por uma Cultura de qualidade, por uma Democracia não meramente formal, por uma Cidadania activa e pelo desenvolvimento do nosso Interior.

Fazem parte do nosso roteiro tertuliano: Castelo Branco, Cidade Rodrigo, Mangualde, Marvão, Nisa, Penamacor, Portalegre, Porto, Proença-a-Nova, Sátão, Vila Nova de Paiva, Vila Velha de Ródão, Salamanca, Seia…


Próximo destino do roteiro tertuliano: Setúbal.


Saudações culturais,

Luís Norberto Lourenço

(Organizador e fundador da Casa Comum das Tertúlias)

Organização:

Casa Comum das Tertúlias / Luís Norberto Lourenço





Ainda…


Sobre a Exposição "Cartier 1899-1949. O percurso de um estilo"


Blog da Dra. Isabel Victor (e sobre o Museu do Trabalho):



Museu do Trabalho Michel Giacometti de Setúbal:

E-mail: museutrabalho@iol.pt
Sociedade de Amigos do Museus de Francisco Tavares Proença Júnior (SAMFTPJ):E-mail: samtap.jr@clix.pt

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estas iniciativas são importantes. Trocam-se pontos de vista, exeriências. Os museus têm muito a ganhar com esta abertura.
Parabéns e continuação de bom trabalho.
Saudações,
Ana Carvalho
http://nomundodosmuseus.wordpress.com

3:48 da manhã

 
Blogger Gaspar LDVS said...

Saudações de


http://maquiavelicopolitica.blogspot.com/ - Maquiavélico
http://rfmarat.blogspot.com/ - L'Ami du Peuple


Parabens, é um excelente blog..

4:24 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home