Este é um dos "blogs" da Casa Comum das Tertúlias. Estão todos convidados a enviar textos ou notícias de actividades para o "blog". O nosso "blog" não pretende ser usado para difamar ninguém, nem para fomentar o boato. Para isso, há muitos outros que podem servir esses intentos. Em tempos de Censura, aqui estamos para exterminá-la e dar combate aos novos inquisidores.

sexta-feira, março 17, 2006

Foto da última tertúlia da CCT

Realizou-se no dia 2 de Março de 2006, pelas 21h 30m, a TERTÚLIA: LIBERDADE AMEAÇADA? OCASO DOS CARTOONS SOBRE MAOMÉ.
Os tópicos em cima da mesa eram:
• Liberdade de expressão
• Liberdade de imprensa
• Liberdade religiosa
• Laicismo
Convidados: o Padre Agostinho Gonçalves Dias (Dir. "Reconquista"), o BrunoJaneca (cartoonista do "Ensino Magazine") e Marco Cravo (Dir. revista dehumor "Smile"), no CLUBE DE CASTELO BRANCO, a 2 DE MARÇO DE 2006, pelas 21h30m. Aos três juntaram-se mais 16 tertulianos, num total de de 19 amigos quecontribuiram para um bebate vivo, sério e ao mesmo tempo como momentoshilariantes, com opiniões bem diferentes (sobre as conclusões, ver fim desta mensagem). Entre os presentes esteve Dinis Gardete, autor dos textos dos "cartoons" de Bruno Janeca no Ensino Magazine. O debate, em tertúlia, com a garantia de democraticidade que os tertulianos poderão testemunhar, a frontalidade que se precisa, a sinceridade que se pede, para abordar um tema que serve de pretexto para falar de algo muito importantee que se resume na pergunta: Em Democracia há temas interditos?
Nesta "casa" o anonimato dispensa-se, as máscaras ficam à porta, apesar daépoca carnavalesca. A tertúlia não é feita para "homens de barba rija", antespara homens e mulheres livres.
Regra nº 1 da CCT: uma tertúlia não acaba enquanto houver alguém interessado em manifestar a sua opinião.
A Casa Comum das Tertúlias, fundada a 5 de Outubro de 2001, em Castelo Branco,pugna pela dinamização cultural, por uma Cultura de qualidade, por umaDemocracia não meramente formal, por uma Cidadania activa e pelodesenvolvimento do nosso Interior.
Organização da Casa Comum das Tertúlias e apoio do Clube de Castelo Branco.
As conclusões desta tertúlia serão publicadas na fanzine TERTULIANDO n.º2, bem como no respectivo blog.
Saudações tertulianas,
Luís Norberto Lourenço
Organização
Casa Comum das Tertúlias / Luís Norberto Lourenço

domingo, março 05, 2006

Casa Comum das Tertúlias no "Mil Folhas"

Iniciativa da Casa Comum das Tertúlias em destaque no "Mil Folhas" (suplemento do "Público") de 25/02/2006.

Link:
  • http://castelobrancoagendacultural.blog.pt/album/190586/photo/589633

quarta-feira, março 01, 2006

"Tertuliando" distribuida hoje

Legenda: capa de TERTULIANDO, n.º 1

Notícia publicada no "Diário XXI" desta quinta-feira:

Quinta-Feira, 02 de Março de 2006
Fanzine da Casa Comum das Tertúlias

O primeiro número da “Tertuliando”, fanzine da Casa Comum das Tertúlias (CCT), é distribuído, gratuitamente, a quem participar hoje, a partir das 21h30, na tertúlia “Liberdade ameaçada?
O caso dos cartoons sobre Maomé”.
A iniciativa decorre nas instalações do Clube de Castelo Branco, estando confirmadas as presenças de Agostinho Gonçalves, director do jornal “Reconquista”, Marco Cravo, director da revista de humor “Smile”, e Bruno Janeca, cartoonista do “Ensino Magazine”.