Este é um dos "blogs" da Casa Comum das Tertúlias. Estão todos convidados a enviar textos ou notícias de actividades para o "blog". O nosso "blog" não pretende ser usado para difamar ninguém, nem para fomentar o boato. Para isso, há muitos outros que podem servir esses intentos. Em tempos de Censura, aqui estamos para exterminá-la e dar combate aos novos inquisidores.

terça-feira, abril 19, 2005

Breve sobre iniciativa da Casa Comum das Tertúlias (CCT)...

Realizou-se no dia 16 de Abril de 2005, pelas 16h, a Tertúlia sobre "A poesia portuguesa e espanhola", na Casa Comum das Tertúlias, em Penamacor, organizada pela CCT, com a colaboração da Tertúlia "Escudos IV", de Salamanca.
A tertúlia contou com a presença de 23 tertulianos, na maioria espanhóis, entre os tertulianos: Luis Gutiérrez Barrio (organizador e moderador da Tertúlia "Escudos IV"), Luisa Vaquero (a outra organizadora dos "Escudos IV"), Luís Norberto Lourenço (organizador da CCT), Carlos Baptista (poeta), Martins Marcelo (poeta), Vasco Câmara Pestana, Ricardo Vicente Martín (poeta), Mercedes Blanco (poeta). Durante a tertúlia foi apresentada a revista "La Tertulia" (n.º 2, Abril/2005; 3.º n.º já que existe um n.º 0) e foram declamados poemas da "Antologia Mínima de Vasco Câmara Pestana", das "Edições do interior", col. "Poesia" (2005), VCP que na impossibilidade de estar presente por motivos de saúde atempadamente nos fez chegar esta publicação. Foram declamados poemas de vários autores, dos presentes e de outros.
O dia não se resumiu à tertúlia, começando com a visita cultural a Penamacor: Museu Municipal de Penamacor, Igreja Matriz de Penamacor e Museu Dr. Mário Pires Bento (Meimoa) de manhã, almoço (13h, "O Tear", na Meimoa, onde não podia faltar o "bacalao") e tertúlia (16h, na CCT).
A tertúlia que foi a 1.ª de quatro iniciativas com as quais pretendemos celebrar os 31 anos do "25 de Abril" terminou - não fosse a organização esquecer-se - a pedido dos nossos amigos de Salamanca, com a canção "Grândola Vila Morena", acompanhada por todos, de mãos dadas.
Luís Norberto Lourenço
Ver sobre o tema em:
http://fanzinetertuliando.blogspot.com/ (inclui poemas de alguns poetas presentes)