Este é um dos "blogs" da Casa Comum das Tertúlias. Estão todos convidados a enviar textos ou notícias de actividades para o "blog". O nosso "blog" não pretende ser usado para difamar ninguém, nem para fomentar o boato. Para isso, há muitos outros que podem servir esses intentos. Em tempos de Censura, aqui estamos para exterminá-la e dar combate aos novos inquisidores.

segunda-feira, abril 26, 2010

CÂMARA DO FUNDÃO EVOCA CUNHA LEAL


No âmbito das comemorações do centenário da República, a Câmara Municipal do Fundão vai levar a cabo, no próximo sábado, dia 1, pelas 14h30 m, no Alcaide, uma homenagem a Cunha Leal, um dos esquecidos vultos da História do Portugal republicano.

Nascido em Pedrógão de São Pedro, Penamacor, em 1888 , Cunha Leal foi ao longo da sua vida pública, militar, deputado, presidentes do conselho de ministros de um dos Governos da Primeira República Portuguesa, Ministro das Finanças e reitor da Universidade de Coimbra. Exilado por várias vezes, foi dos mais notáveis opositores do do Estado Novo e da politica de António de Oliveira Salazar e um dos primeiros proponentes de uma solução política de autodeterminação para o antigo Império Colonial Português. Faleceu em Lisboa, a 26 de Abril de 1970 e está enterrado no Alcaide, terra da serra da Gardunha que considerava ser a sua “pátria Chica”.

O programa, com o apoio da Junta de Freguesia e da Liga dos Amigos do Alcaide, inicia-se com os ‘Sons da República’, pela Banda de Peroviseu. No salão da Junta apresentar-se-á o filme “Cunha Leal- Um Rebelde com causa”, realizado por Alexandre Leonardo. Segue-se o colóquio “Cunha Leal: vida e obra”, com a participação de Albano Mendes de Matos, Fernando Paulouro, Carlos Vale, Manuel João Vieira e do grande especialista académico do político Luís Farinha que abordaram diversas facetas, moderados por Pedro Salvado O evento é presidido por Manuel Freches, Presidente da Câmara do Fundão, por António Pedro Pita, Delegado Regional da Cultura do centro e pela Governadora Civil Alzira Serrasqueiro. Na antiga casa do estadista, entretanto já recuperada pela autarquia, Paulo Fernandes, Vice-Presidente da Câmara, apresentará o projecto “O Muro da Palavra”, futuro espaço dedicado à oratória de Cunha Leal e o percurso pedestre, entre o Alcaide e o Pedrógão, “Os berços da vida. de Cunha Leal”. Depois da inauguração de uma exposição bio-bibliográfica, segue-se a deposição de uma coroa de flores na sua sepultura e a leitura “Horizontes e pedras da ‘Pátria Chica’,”com textos sobre a Alcaide e a Gardunha de sua autoria.

Os organizadores pretendem contribuir para a afirmação da memória política, cívica e cultural de uma das individualidades mais fascinantes e originais da historia da República , em processo de esquecimento regional e nacional, o combatente pela Democracia e pela Liberdade, o anti-salazarista, Francisco Cunha Leal.


Nota editorial:

O texto é a nota de imprensa enviada sobre o evento.

Etiquetas: , ,