Este é um dos "blogs" da Casa Comum das Tertúlias. Estão todos convidados a enviar textos ou notícias de actividades para o "blog". O nosso "blog" não pretende ser usado para difamar ninguém, nem para fomentar o boato. Para isso, há muitos outros que podem servir esses intentos. Em tempos de Censura, aqui estamos para exterminá-la e dar combate aos novos inquisidores.

sábado, março 28, 2009

O Rapaz do Pijama às Riscas, de John Boyne

 

BOYNE, John (Dublin, 1971-    )
O Rapaz do Pijama às Riscas /John Boyne; trad. do inlgês de Cecília Faria e Olívia Santos; coorden. e revisão da trad. de Ana Maria Chaves.- 3.ª ed.- Alfragide: Edições Asa, 2009.- 176 p. (Romance jovem); ISBN: 978-972-41-5357-5. [Título original: "The Boy In the Striped Pajamas" (2006)]. A primeira edição portuguesa é de Novembro de 2007.
 
A obra é um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Não foi por essa razão que o escolhemos, foi pelo tema, melhor, pela abordagem um pouco diferente à temática do Holocausto, da Solução Final.

Da sinopse: "Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…"

Bem diferente de outro que aqui referimos por esta altura do ano, em 2oo7: 
"Os carrascos voluntários de Hitler: o povo alemão e o holocausto",
ver: http://republicalaica.blogspot.com/2007_02_01_archive.html

O livro de John Boyne é um belo romance, tratando com a suavidade possível um tema que muitos dizem "intratável".
A obra de Daniel Jonah Goldhagen é um vasto ensaio, com imagens que retratam todo o terror nazi e descrições duma clareza brutal. Como acaba psicologicamente um alemão depois de ler este livro!?
Tudo o que não existe nesta obra de Boyne... o reino da inocência.
O terror insinua-se, sem ser duma forma aberta e explícita.

Ainda não vimos o filme baseado no livro, realizado por Mark Herman em 2006.
Ficámos com vontade.

Etiquetas: , , , , , , , ,