Este é um dos "blogs" da Casa Comum das Tertúlias. Estão todos convidados a enviar textos ou notícias de actividades para o "blog". O nosso "blog" não pretende ser usado para difamar ninguém, nem para fomentar o boato. Para isso, há muitos outros que podem servir esses intentos. Em tempos de Censura, aqui estamos para exterminá-la e dar combate aos novos inquisidores.

quinta-feira, junho 12, 2008

Aristides de Sousa Mendes

Em Outubro de 1998, fizemos uma proposta pública, em carta aberta publicada no jornal "Reconquista", tendo como destinatários: o Joaquim Morão, Dr. Manuel João Vieira e Clemento Mouro, respectivamente, nessa altura, Presidente da CMCB, Presidente da Assemblaeia Municiapla de Castelo Branco e Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Enquanto cidadão, levámos a proposta a uma Assembleia Municipal, onde seria bem acolhida, faltando a sua execução:

"a edificação duma estátua na cidade de Castelo Branco a Aristides de Sousa Mendes, a situar-se, porque não, no local do futuro Centro Cívico, como símbolo de uma cultura de tolerância e respeito mútuo, que estou certo, aspiramos que seja a bandeira (futura) da “polis” Albicastrense."

Vem isto a propósito duma notícia de hoje: 
http://www.reconquista.pt/noticia.asp?idEdicao=131&id=7045&idSeccao=1245&Action=noticia

Vamos ter paciência de chinês... segundo um conselho hoje recebido?

Este herói tardou em ser reconhecido.
O seu reconhecimento pelo Estado português tardou vergonhosamente tempo demais e segundo um antigo professor meu da Universidade (não é a da vida... lamentamos), Sousa Mendes não deveria ter concedido os milhares de visto aos judeus, porque um funcionário deve limitar-se a cumprir ordens [NÃO IMPORTA QUAIS]!? Depois do PSD ter ganho as elições em 2002 e se falava em nomes para aquele que seria o Governo PSD/PP e se falou no nome deste meu antigo professor.. tive um arrepio! Discuti com ele na aula a propósito do assunto, defendendo eu a atitude heróica de ASM.

Etiquetas: , , , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Li e vim cá. É caso para perguntar vozes de burro não chegam ao Céu? Chegam sim senhor! Luís, prossegue a tua luta e defende sempre as tuas convicções ATE AO FIM DO MUNDO. Bom caminho e que os "deuses" e os ídolos cá de baixo te sejam mais favoráveis.

PS
Pierre Sauvage

5:42 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home