Este é um dos "blogs" da Casa Comum das Tertúlias. Estão todos convidados a enviar textos ou notícias de actividades para o "blog". O nosso "blog" não pretende ser usado para difamar ninguém, nem para fomentar o boato. Para isso, há muitos outros que podem servir esses intentos. Em tempos de Censura, aqui estamos para exterminá-la e dar combate aos novos inquisidores.

quinta-feira, dezembro 20, 2007

Novas do "admirável mundo do conhecimento" (V)*

"Reconquista" de hoje:

* Transcrevemos aqui a carta em questão, a qual subscrevemos por colocar questões pertinentes sobre a biblioteca municipal de todos nós, ao serviço de todos os albicastrenses e de todos os que nos visitam. O Sr. Joaquim Morão, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, achou por bem reagir assim, o autor daquela missiva que diga o quem tem a dizer e nós colocamos este espaço à disposição daqueles a quem o tema lhes interessa.

Etiquetas: ,

4 Comments:

Blogger Stalker said...

Caro Luís, a carta enviada para a Reconquista e publicada no dia 6 é, na minha opinião, confusa e falha o alvo. Aquele início com as tentativas de homicídio é de morrer a rir pelo disparate.
O problema é que a "resposta" do presidente está ao mesmo nível. Não explica nada e sobretudo não explica quais são os objectivos e as estratégias para tornar a Biblioteca um local de CULTURA. Não chega colocar a profª Cristina Granada à frente dos canhões. Isto é mais assunto para caneta, lápis e borracha. Delirante é a tirada sobre a inexistência do dito cujo que assina a carta original.
Enfim, fais divers.

3:00 da tarde

 
Blogger Luís Norberto Lourenço said...

Sobre o artigo em questão e mais algumas notas:
1) a avaria nas escadas rolantes é um hábito, não passando uma semana sem que se avarie;
2) a sinalética de entrada e saída na biblioteca só lá foi colocada faz hoje cerca de três semanas... depois duma utente chocar com a porta à saída e de ser chamada uma ambulância;
3) o elevador junto à porta de entrada continua avariado;
4) tentem subir a rampa para a zona infantil em cadeira de rodas... sem ajuda;
5) Porque razão o auditório da BMCB não tinha previsto o escurecimento do espaço?
5) Onde está a planta de biblioteca para os utentes se situarem?
6) Onde estão os exemplares do "Diário da República"? (admirável mundo do conhecimento?)
7) Onde está a estante com as novidades?
8) Porque "morre" toda a informação sobre eventos ligados às ciências documentais numa certa secretária? Medo da concorrência?
9) Onde está o "site" e ou blog da Biblioteca? Eu fiz um blog a custo 0 (zero) em minutos e num dia criei um mínimo de conteúdos para poder funcionar... mandaram-me eliminá-lo! Passou mais de um ano e ninguém criou nenhum...
10) Porque razão os jornais semanários chegam sempre à BMCB um dia depois? (admirável mundo do conhecimento?)
11) Quem assinou a resposta foi o Sr. Joaquim Morão, infelizmente quem a escreveu de facto é que não sei... estou a pensar num célebre prefácio dum livro da Héstia Editores sobre Castelo Branco! (temos as provas)
12) A referência à Dra. Cristina Granada, neste contexto, é um assassinato político.
13) A lógica de filtragem dos conteúdos da Internet é absurda e já disse porquê? (admirável mundo do conhecimento?)
14) Porque não é possível aceder ao catálogo da biblioteca via PC?
15) Porque motivo a BMCB ainda não foi inaugurada? Por alguma razão será?

Dia 27 de Dezembro reúne mais uma Assembleia Municipal de Castelo Branco (AMCB). Esperemos que o assunto seja abordado. Não temos grandes ilusões, seja como for, o "império do silêncio" é que não.

Por último, o meu amigo Prof. Dr. Diego Peral Pacheco, não terá qualquer problema em fazer um relatório, depois de uma visita guiada à BMCB, para os quais se convidarão todos os membros da AMCB e do executivo?

Querem continuar a brincar à cultura em Castelo Branco?

7:08 da tarde

 
Blogger Stalker said...

Acho muito mais pertinentes estes teus comentários do que a carta enviada ao Reconquista que, é a minha opinião, falha completamente o alvo pela forma e pelo conteúdo.
Boas Festas!

2:13 da tarde

 
Blogger Luís Norberto Lourenço said...

Amigo Carlos, quem me conhece sabe que luto por Castelo Branco até à exaustão, sabe que me entristece ter de falar assim da biblioteca da minha cidade e do modo como é tratada a cultura. Gostava de gritar aos sete ventos que é a melhor, se fosse e não é.
Que se saiba que só o faço agora por estar cansado de andar a lutar por este assunto em locais própios internamente (conversas com o executivo, reuniões partidárias, no seio da BMCB...), a quem se direito e a minha opinião como a dos poucos que abordam publicamente o assunto não tem sido ouvida.
Por isso, está na hora de defender a nossa biblioteca porque os responsáveis não o fazem e outros com responsabilidades políticas e culturais também não.
Só mais uma nota: alguém conhece o regulamento da Biblioteca Municipal de Castelo Branco? Claro que não, porque não existe!
A questão museológica está na ordem do dia a nível cultural. A questão estão ao nível do delírio! Iremos também lançar o tema.

BOAS FESTAS para ti e para os teus!

Aquele abraço,
Luís Norberto Lourenço

3:18 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home