Este é um dos "blogs" da Casa Comum das Tertúlias. Estão todos convidados a enviar textos ou notícias de actividades para o "blog". O nosso "blog" não pretende ser usado para difamar ninguém, nem para fomentar o boato. Para isso, há muitos outros que podem servir esses intentos. Em tempos de Censura, aqui estamos para exterminá-la e dar combate aos novos inquisidores.

sábado, abril 08, 2006

Tertúlia sobre "As alminhas na religiosidade popular"

Tertúlia
“As alminhas na religiosidade popular”

Com a participação de Prof. Florentino Vicente Beirão

Autor do livro:
“Laços entre vivos e mortos: as benditas almas na religiosidade popular”
(Ed. Câm. Mun. de Cast. Branco, 2005)

Clube de Castelo Branco
(Lg. de S. João, n.º 27)

Castelo Branco

5 de Maio de 2006

21h 30m

ENTRADA LIVRE

Apoio: Clube de Castelo Branco

Florentino Vicente Beirão nasceu em Alcains, em 1944.
Fez o Curso de Teologia no Seminário Maior de Portalegre, a Licenciatura de História na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e o Curso de Estudos Superiores Especializados em Inspecção Pedagógica.
Pertence à Bolsa de Formadores do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco e da Associação de Escolas dos Concelhos de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão.
Participou em vários Conselhos Directivos nas escolas onde tem leccionado.
Colabora na imprensa regional: Ecos de Ponte de Sôr, Gazeta do Interior e Reconquista.
Florentino Beirão é autor de História de Alcains (2 volumes), uma edição da Alma Azul.
Florentino Beirão é professor de História, docente na Escola Secundária de Alcains, Agrupamento de Escolas José Sanches.
Organizada pela CCT, com o apoio do Clube de Castelo Branco, teve lugar na sede deste, a tertúlia “A poesia regressa à Casa Comum das Tertúlias”, a 1 de Abril de 2006, pelas 21h 30m. A tertúlia teve como convidado o poeta João Nery, jovem albicastrense. Os 15 tertulianos presentes, alguns participaram pela primeira vez nas iniciativas da CCT, tiveram oportunidade de saborear poesia de João Nery e apreciar as ilustrações de Hernâni Cajado elaboradas para alguns dos poemas e foram ainda ditos, lidos ou declamados (à escolha!) poemas de outros poetas seleccionados pelo autor, entre eles, José Gomes Ferreira, um dos poetas preferidos do nosso poeta convidado, vários tertulianos tiveram oportunidade para ler poemas do João Nery e de outros poetas, nomeadamente poemas publicados da fanzine Tertuliando, distribuída nessa noite.
Uma noite em tertúlia, com a poesia como pretexto, para debater a poesia, os poetas, o ensino da poesia, as artes e a vida… por vezes, nada poética!
A Casa Comum das Tertúlias, fundada a 5 de Outubro de 2001, em Castelo Branco,pugna pela dinamização cultural, por uma Cultura de qualidade, por uma Democracianão meramente formal, por uma Cidadania activa e pelo desenvolvimento do nossoInterior.
Organização
Casa Comum das Tertúlias / Luís Norberto Lourenço